quarta-feira, 29 de julho de 2015

Separar grana para investir



Quando chega o final do mês, faço meus cálculos das contas e compromissos do mês seguinte e estimativa de despesas.
Como há 8 meses venho anotando todos os meus gastos, compromissos e demais despesas, utilizando um aplicativo de celular – MoneyMe, isso facilitou bastante essa predição. Com aplicativos, já que o celular está sempre comigo, posso na hora ir lançando as despesas e acompanhando o orçamento destinado para aquela finalidade.

Por exemplo:
  • Salário do mês: 2.000,00
  • Contas básicas como: Água / Energia / Telefone / Celular: 300,00
  • Combustível: 300,00
  • Cartão de crédito: 400,00
  • Gastos rotineiros (pequenos passeios, presentinhos, lanches, vaquinhas, remédios, alguma bugiganga, etc): Média 25,00 por dia x 30 dias = 750,00.
  • Saldo: 250,00.


Por ter um histórico, foi possível estipular um valor  base para “pagar-me”.
Quando no final do mês há sobra, lanço para a cota de investimento do próximo mês.
Para mim, é uma fórmula simples e eficaz. Outras despesas grandes e esporádicas, controlo de outra forma, e mesmo reserva
Diversos orientadores financeiros, firmam a regra do pagar-se primeiro; ou seja: logo de cara, separe o valor que você utilizará com aporte mensal nos investimentos ou poupança.
Porém, acho que essa regra só pode ser cumprida quando há registro de histórico de despesas; especialmente para quem é casado, ou tem muitos compromissos com a manutenção da casa e familiares.
Por exemplo, fica-se doente, as roupas dos filhos ficam pequenas, ocasionais reuniões de família.
No local de trabalho, sempre há aqueles eventos em que se é impossível escapar, isso pra quem detesta eventos da empresa como eu.
Quem tem carro, principalmente se é usado, deve prever as manutenções corretivas, impostos, etc.
Essa lista seria muito extensa.
Considero-me uma pessoa econômica, frugal. Maioria dos meus passeio são a parques, casas de amigos e familiares. É possível divertir-se gastando pouco. Sempre sola um presentinho o mimo pra família. É parte de um relacionamento saudável
Preciso agora, programar uma viagem confesso. Faz falta fazer algo que fique mais fora da rotina. Fica para um futuro próximo.  

Vamos vivendo, trabalhando e investindo.


Sucesso a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário