domingo, 4 de janeiro de 2015

Algo sobre Poupança

Poupança para assalariados, parece algo inatingível. O salário mensal é pouco e o custo de vida é caro.
Poupar é ser prudente, pois a vida nos reserva muitas alegrias e algumas tristezas, e geralmente envolvem finanças.

Facilmente encontramos inúmeros artigos sobre o tema, assim, listo apenas minha experiencia pessoal com o tema e algumas considerações. Para mim, a poupança foi uma etapa antes de me tornar investidor em outras opções.
Hoje sou casado, tenho 1 filho moro em casa própria, inacabada, em um bairro bem simples com ruas de terra.
Possuo há 2 anos um carro 1.0, ano 2001, que já requer manutenção no sistema de suspensão.
Somando salário e benefícios (vale alimentação) recebo o equivalente a 2,5 SM. Hoje estou na classe D de acordo com criterios do IBGE. Tem uma sintese muito bacana sobre isso no site: http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php/faixas-salariais-classe-social-abep-ibge?blog=5

Sempre poupei, mas com facilidade, retirava o dinheirinho guardado. Tenho minha pequena historia com o habito de poupar, mas em resumo: Poupo mais seriamente ha 6 anos mais ou menos. Antes, como eu estava com muitos gastos com a construção de minha casa, pagamento do terreno achava que não valia a pena poupar e ficava com aquele saldo na conta que acabava gastando em pizza, passeios com a patroa, uma roupa simples mas maneira, etc. Nao era um gastador, mas tinha muito limite. Além do mais, os aproximadamente 0,5% de juro mensal não valiam a pena.
Com a gravidez de minha esposa, passei a poupar não para mim, mas para meu filho. Assim, aqueles 10 ou 20,00 que “sobravam” passaram a ir para a poupança.
Isso não significa que deixei de curtir esses pequenos prazeres. Apenas reduzi a quantidade e parei de comprar por exemplo: salgadinhos de ultima hora.


- A principal dica divulgada, que confirmo e que antes de poupar, saber quanto você gasta por mês. Claro, se tiver dividas, mito altas, quita-las primeiro para ai sim, passar a poupar.
- Se não tem menor disciplina para poupar, adquirir um desses títulos de capitalização que concorre a prêmios. No final do plano, você vai ficar ate admirado com o valor guardado
- Utilizar uma planilha, ou mesmo caderno, agenda, para se programar na poupança. Se possível, estabelecer um valor mínimo. Quando “sobrar” mais do que o esperado, guardar esse “a mais pois pode ocorrer de em determinado mês, não ser possível guardar o valor mínimo.
- Gastar de acordo com a renda e essencial. Esse item e mais psicológico / sociológico mas com consequências financeiras.
- E importantíssimo que a família esteja no mesmo ideal. Se um poupa e o outro esbanja só haverá como resultado a desarmonia
- Não ter preguiça de pesquisar preços, mas com coerência e noção do custo beneficio. Comprar mal o fará comprar duas vezes. Sugiro pesquisar marcas ou definir um nível de qualidade e dentro desse critério, pesquisar o menor preço. Tentar se antecipar a necessidade, pois quando ha urgência, acabamos pagando qualquer preço.

Abaixo o link de uma noticia de um catador de materiais recicláveis que consegue organizar-se financeiramente e ainda faz poupança para os filhos. .


E preciso ter em mente que nossas finanças também são um aspecto de nossas vidas que deve ser levado com muita seriedade

Sucesso a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário