sábado, 11 de outubro de 2014

Começando a investir

Estou no inicio de uma  jornada à uma qualidade de vida melhor na velhice; e ao mesmo tempo, é preciso cuidar para que a vida de hoje também tenha qualidade.

Essa tal qualidade pode ser abordada sob muitos aspectos: psicologicos, sociais, educacionais, culturais, etc.

Nesse momento, falo de qualidade no aspecto financeiro, que como todos os outros, funcionam interdependentemente (finalmente consegui usar essa palavra).

Estou no mercado há 1 ano (desde 30/09/13).
Como todo mundo, comecei investindo meu capital (umas merrecas) na  poupança. Passado um tempo, “arrisquei” investindo em fundos de investimento em ações oferecidos pelo banco. Pior ainda:  era um fundo de investimentos em cotas de outros fundos de investimentos em ações, ou seja: o fundo aplicava em outros fundos.  Entrei em uma época ruim com o IBOVESPA lá em cima +/- outubro/2010, quando começou a curva de queda nos. Pior coisa que fiz pois além de não termos controle sobre a carteira, o regate é baseado no fechamento do dia seguinte.
Percebida a mancada, assumi o prejuizo (que em valor absoluto não era muito) e voltei para a poupança. 
Li vários artigos na internet, site do Bastter, livro do Predador, site do Pobrepoupador, e assim, em 30/09/13, quando recebi umas diferenças de reajuste salarial, aloquei tudo em ações.
Dei uma pesquisada antes, e escolhi duas das chamadas ações defensivas: Banco do Brasil, CEMIG, e outras duas de crescimento: Bematech e Marcopolo. E uns caraminguá, resolvi fazer position trade. Nem sei se vale a pena detalhar as besteiras que fiz, mas o fato é que tive alguma sorte e ganhei dividendos que diante do meu parco capital, foram compensadores. Vi que realmente fora da poupança eu teria mais chances.
Recentemente vi diversos blogs de investidores das mais variadas categorias desde os menores aos maiores capitais, o que me motivou a escrever esse blog e aderir ao movimento dos poupadores.
Assim, desenho compartilhar minhas parcas experiências e aprender mais. Ainda estou organizando melhor minhas planilhas no LIbreOffice e logo que estiver bacana faço as postagem e evolução da carteira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário