sábado, 10 de janeiro de 2015

Preparação


Como complemento ao post da “meia dúzia de dicas”, antes de começar a poupar e preciso observar algumas questões:

 

1 – Pague ou organize suas dividas.
Se você tem muitas dividas, superiores aos seus ganhos, siga a regra de pagar primeiro a divida que tem maior juros. Também ha dividas que se não pagas nos privam de serviços, como energia elétrica ou telefone. Creio que essas vem antes de todas.
Fase de pagamento de dividas, frugalidade ligada no nível máximo.
"No" salgados;
"No" baladas;
"No" roupas de marca;

Não tem magica. Alias, a magica vem ao longo do tempo quando vemos o quanto podemos poupar.

2 – Coloque no papel o seu orçamento.

Qual a renda da família ?
Se a família não colabora, qual a sua renda ?
Qual a sua parte no pagamento das contas da casa.

Muitas pessoas usam planilhas, mas ha aplicativos grátis para smartphone que ajudam muito nessa tarefa. Eu por exemplo, uso o Money Me.

Você pode programar ate mesmo quanto gastara com presentes (dia das mães, pais, aniversários, crianças, etc). Impostos, e outros gastos que já sabemos de antemão que teremos.

Saiba o quanto você gasta, e o que está consumindo mais a sua renda.

Porem, o nível de detalhe pode atrapalhar. Por exemplo: a compra de um chocolate, uma bala, uma passagem de ônibus a mais que foi necessária, um comprimido para dor de cabeça... Acho que não tem sentido chegar a esse nível de detalhe. No inicio eu fazia assim e no terceiro mês parava de controlar. Passei a definir um valor para gastos gerais. Meu orçamento basicamente e:
  • (+)Salário
  • (-) Gastos casa, carro, família, etc
  • (-) Gastos pequenas despesas
  • (-) Poupança
  • (=) 0,00
3 – alguns recomendam que ao invés de poupar, deve-se aplicar diretamente em outros investimentos seguros em renda fixa como CDBs, Tesouro Direto, etc. Aplicar nessas opções e tao fácil quanto a poupança, o resgate deve cumpri um prazo de carência para o CDB e o tesouro Direto, o governo recompra os títulos a valor de mercado, por isso, pode haver ganhos, (mas também perdas) com vendas antes do vencimento. As recompras ocorrem toda quarta feira e o dinheiro e depositado na conta no dia seguinte a operação.

Cada um tem sua maneira de administrar seu dinheirinho.
Tenho aplicações no tesouro,mas e um valor que já me organizei para resgatar apenas no vencimento em 2017. Ja vi em outro site

Esses são algumas outras consideraçoes que acredito devem ser levadas em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário