Como fazer para
começar a poupar.
Essa é a “receita de bolo” básica para começar a colocar as finanças em ordem e posteriormente, coloca-la para trabalhar a nosso favor.
1 – Economizar; ser mão-de-vaca. É na verdade, viver a vida simples. Ao invés de ir ao restaurante com climatização e mesas cromadas, ir a um restaurante mais simples mas limpo. Ao invés de comprar um carro do ultimo modelo, comprar um carro que atenda as suas necessidades e períodos de locomoção.
2 – Dependendo do seu nivel de renda, será necessário cortar sua rotina de divertimento. Muitos pensam que e preciso parar de se divertir, sair etc. Não. Apenas fazer com menor frequência, ou quem sabe, valorizar outras formas de diversão que podem ser feitas coletivamente por exemplo: (jogo de futebol, chácaras, festas da empresa, etc.)
3 – Aprimore e atualize seus conhecimentos. Aparentemente nada a ver com poupança; mas temos por senso comum: o conhecimento vale ouro. Certa vez viu um filme (não recordo o nome) onde o pai da personagem sempre no final do dia perguntada: “- o que você aprendeu hoje”. Ate para nos vale a pena fazer esse resumo do dia para ganharmos consciência do quanto estamos aproveitando. O aprendizado da-nos novas percepções e quem sabe a partir delas, a conquista de um novo emprego, ou aprovação em um concurso publico ou universidade que nos proporcionara novas formas de ganhar dinheiro.
4 – Faca você mesmo. Recentemente um colega do trabalho contou a experiencia com a mini reforma que fez no quarto do seu filho. Com base em cursos disponíveis na internet, ele removeu a parte do reboco que estava com infiltração, aprendeu a fazer a massa e aplicar os produtos contra humidade. Sem contar que economizou R$ 100,00, que e o valor que se cobra para fazer pequenos serviços como este.
5 – Crie o hábito de poupar. Como você trata seus compromissos financeiros, carnês e tudo o mais ? Normalmente somos fieis e só atrasamos o pagamento em ultimo caso; mas para poupar … mil desculpas aparecem geralmente relacionadas a privação de alguma coisa. Assim, que tal criar um carnê de poupança e deixar junto com os demais carnes?
6 – ande conforme suas pernas financeiras. Sempre gostamos de ter um pouco mais do que poderíamos, o que tem muitas vezes a ver com auto estima. Quem não quer ter o algo melhor? Porem, para nos, meros pobres, precisamos saber esperar mais ainda. esse gostar pode nos levar ao descontrole financeiro, e por vezes ao colapso financeiro, levando-nos a recorrer ate mesmo a agiotas.
Acredito que sem a cultura de poupança, dificilmente haverá o pensamento de investidor, que também requer longo prazo. Porem, trilho esse caminho por entender que ele e o mais adequado para quem já tem família. Se eu tivesse essa mentalidade quando eu era bem mais novo, certamente minha vida financeira estaria bem melhor. Enfim, a vida nos traz alguns reveses, mas concede inúmeras oportunidades, basta trabalharmos e aproveitá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário